Edição deste ano tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”. Museus atividades gratuitas para o público, entre elas, visitas mediadas, palestras, discussões e oficinas especiais. Exposição do Museu da Imagem e do Som do Paraná celebra história do movimento LGBTI+
Kraw Penas/SEEC
A 21ª Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (15), vai até domingo (21) e acontece em, pelo menos, 29 cidades do Paraná.
O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem programação em espaços culturais de todo o país.
A edição deste ano tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”. Museus estaduais e municipais preveem atividades gratuitas para o público, entre elas, visitas mediadas, palestras, discussões e oficinas especiais.
Veja a lista de cidades paranaenses que participam desta edição do evento e acesse a programação completa aqui.
Apucarana,
Arapoti,
Bituruna,
Campo Largo,
Carambeí,
Cascavel,
Castro,
Colombo,
Curitiba
Cruz Machado,
Cruzeiro do Oeste,
Foz do Iguaçu,
Guarapuava,
Ibiporã,
Lapa,
Londrina,
Maringá,
Nova Santa Rosa,
Palmeira,
Paranavaí,
Ponta Grossa,
Rio Negro,
Rolândia,
Santo Inácio,
São José dos Pinhais,
São Miguel do Iguaçu,
Telêmaco Borba,
Tibagi,
União da Vitória.
Veja, abaixo, a lista de espaços culturais em Curitiba participantes da 21ª Semana Nacional de Museus e a programação em cada um deles:
MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO
Na quarta-feira (17), às 19h30, ocorre a atividade “Uma Noite no Museu”, que consiste em uma visita mediada ao Museu do Expedicionário com apresentação de algumas peças da reserva técnica da instituição.
MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)
Na segunda (16), às 14h, os visitantes serão convidados a explorar os arredores do MON através de uma oficina fotográfica, com o objetivo de registrar pequenos seres e detalhes que passam despercebidos no cotidiano. Para essa ação, será necessário o uso de aparelhos celulares ou câmeras fotográficas com a lente macro.
Na quarta-feira (17), às 10h, haverá um “Ateliê em Deslocamento” ministrado por Gustavo Caboco, artista visual Wapichana que se utiliza da arte como meio de reflexão e contribuição na luta dos povos indígenas. A atividade requer inscrição prévia.
Na quarta-feira, às 14h, a área verde do MON, apelidada de Parcão, se torna um ateliê a céu aberto, em que os participantes irão explorar diversas possibilidades de pinturas de paisagens.
Na quinta-feira (18), às 15h, haverá uma visitação mediada por esculturas e instalações que ocupam as icônicas áreas verdes e o vão-livre do museu. A mediação inclui o projeto “MON sem Paredes”, onde estão expostas obras do artista Gustavo Utrabo.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS-PR)
De segunda (15) até sábado (20) o público poderá aproveitar espetáculos musicais na varanda do MIS-PR, sempre às 12h.
Na segunda-feira, terá um Aulão de Yoga com Val Brito, a partir das 19h. Interessados podem se inscrever por meio da internet. Para a aula, os inscritos precisam usar roupas confortáveis e levar seu próprio tapete de prática.
Na terça-feira (16) acontece a abertura da exposição “Memórias da (r)existência LGBTI+ no Paraná”, em parceria com o Grupo Dignidade.
Na quarta (17), a partir das 17h, o museu promove a oficina de arteterapia “O autocuidado a partir da imagem”, com Vânia Machado. Inscrições devem ser feitas pela internet.
Na quarta-feira, às 18h, acontece o projeto musical Tons Vizinhos, em parceria com a Unespar.
Na quinta-feira (18), ocorre uma mesa-redonda sobre Saúde Mental LGBTI+, realizada em parceria com o Grupo Dignidade, a partir das 17h30.
Na sexta-feira (19), às 17h30, a ação educativa “Obsolescência programada e consciência verde” abre a implementação da Tech Trash, campanha de descarte de materiais eletroeletrônicos em parceria com o Instituto Ibrasa e Aoca Eco Arte. O MIS-PR se torna um ponto fixo de coleta de tais materiais.
MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN
Na sexta (18), das 15h às 16h, o público poderá conferir uma fala aberta com Ana Zattar sobre escolhas sustentáveis para o equilíbrio do planeta: “Dicas para um estilo de vida sustentável”. Entrada livre e gratuita.
CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA
No domingo (14) e na terça-feira (16), às 20 horas, o Guairão recebe a montagem do balé Dom Quixote, da Curitiba Cia de Dança, espetáculo alusivo aos 330 anos da capital paranaense. Com Ana Botafogo como coordenadora de cena e ensaiadora, serão 55 bailarinos em cena neste balé clássico. Ingressos devem ser comprados no Ticket Fácil.
Na quinta-feira (18), às 20h, tem estreia nacional do musical “O Fantasma de Friedrich”, uma grande produção com 14 artistas em cena e músicas originais do compositor vindo da Broadway. Durante 150 minutos, o público irá conhecer as 18 canções compostas e arranjadas por Enzo Veiga para uma banda punk-rock que executa toda a trilha ao vivo. As sessões vão até o domingo (21), no Guairinha.
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ
Segunda-feira (15), às 10h, a BPP promove o projeto “Ler Junto”, com mediação do professor Guilherme Shibata. São encontros de leituras coletivas de contos da literatura brasileira e mundial.
Terça (16), às 10h, tem contação de histórias na Seção Infantil com Célia Cris Silva, autora dos livros Conversa de Bicho e Recado da Chuva.
Na quinta-feira (18), às 19h, ocorre o encontro de poesia Vox Urbe, com Jessica Stori e Leomir Bruch. No auditório, classificação indicativa: 16 anos.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Semana Nacional de Museus tem programação especial em 29 cidades do Paraná; confira
Bookmark the permalink.