Cristhian Annes nasceu com apenas um rim e faleceu em decorrência de complicações renais. Ele trabalhava em academias de Ponta Grossa (PR) e também prestava consultoria para musculação. Pós-graduado em Bodybuilding Coach/Nutrição Esportiva, acumulava mais de 42,2 mil seguidores no Instagram. Personal trainer e influencer morre dois meses após entrar na fila do transplante
O personal trainer Hans Christian Dyck Annes, que nasceu com apenas um rim e morreu dois meses após entrar na fila por um transplante de órgão, também era influenciador digital e se apresentava nas redes sociais como Cristhian Annes.
Somando mais de 42 mil seguidores no Instagram, ele gostava de falar sobre treinos e incentivar que os praticantes de academia realizassem movimentos corretos, para evitar lesões.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Cristhian era morador de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
Conforme a família, o personal trainer estava internado desde 20 de janeiro e morreu na segunda-feira (5), vítima de complicações renais. Em janeiro, ele recebeu a notícia que o transplante que ele aguardava estava próximo. Saiba mais abaixo.
Durante a carreira, o influenciador participou de campeonatos de fisiculturismo e fez alguns trabalhos como modelo. Ele era pós-graduado em Bodybuilding Coach/Nutrição Esportiva e também trabalhava prestando consultoria em musculação.
A namorada dele, Wanna Teixeira, conta que o esporte era uma das grandes paixões do profissional.
Segundo ela, Cristhian dizia que não pararia de treinar mesmo que essa fosse uma das orientações durante o tratamento renal.
Namorada de influencer que morreu na fila por transplante de rim fala sobre tratamento
Nas redes sociais, o influenciador publicava diversos vídeos com dicas de treinos, fotos de antes e depois de evoluções corporais próprias e dos alunos que orientava.
Ele definia a musculação como um estilo de vida.
Cristhian Annes tinha 34 anos
Reprodução/redes sociais
Leia também:
Embriaguez ao volante: Caminhoneiro perde controle da direção e interdita BR-376
Morte em piscina: Entenda ponto a ponto a tragédia que matou mãe e dois filhos eletrocutados
Luto: Morre estudante que travou briga judicial para tratar câncer ósseo
Comoção
A morte de Cristhian Annes gerou comoção nas redes sociais.
Uma das academias em que ele trabalhava publicou uma homenagem ao profissional, que recebeu diversos comentários de internautas – assim como o perfil do influenciador.
“Professor Cristhian deixa para todos a lembrança do seu amor pela atividade física e o cuidado com todos os seus alunos. Descanse em paz, monstro”, escreveu a academia.
Cristhian Annes tinha 34 anos
Reprodução/redes sociais
Um internauta comentou que “o mundo perde um grande profissional, apaixonado pelo trabalho e absolutamente competente”, e outro destacou que Christian era um “cara cheio de saúde”.
“Meu Deus, que tristeza, ele morava no meu prédio, conversava com minhas crianças, muito gente boa, Deus conforte o coração dos familiares e amigos”, disse uma vizinha.
Problemas renais e tratamento
Cristhian Annes tinha 34 anos
Reprodução/redes sociais
Christian descobriu que nasceu com apenas um rim ainda na infância, mas nunca havia enfrentado grandes complicações por conta da condição, contou a namorada dele.
Wanna tem muito medo de agulhas e, em 2022, quando precisava fazer um exame de rotina, Christian se ofereceu para também fazer, para encorajá-la.
O resultado, porém, não foi o esperado: o sangue do personal trainer estava com altos níveis de creatinina e uréia, o que indica problemas no rim.
“Ele ficou quieto quando saiu resultado porque deu tudo alterado e ele não queria contar pra ninguém, se negava a fazer tratamento”, conta Wanna.
Passado mais de um ano do diagnóstico, Christian revelou o problema ao treinador dele, que o convenceu a buscar ajuda médica.
Em dezembro de 2023 o personal iniciou o tratamento de diálise e precisou ser internado pela primeira vez. Na mesma época, entrou na fila de transplantes.
“Ele falava: do que que adianta ficar aqui”, lembra a namorada.
Transplante estava próximo, segundo namorada
Em janeiro deste ano, o influenciador recebeu a notícia de que a fila do transplante teve movimentação que poderia receber um novo rim dentro de algumas semanas.
À namorada, ele disse que estava na posição 70ª. De acordo com o Sistema Estadual, em dezembro, o Paraná somava 2.011 pessoas na lista de espera pelo órgão.
“Agora, por último, ele tinha esperança, mas não deu tempo”, afirma Wanna.
No mesmo mês, o personal voltou a passar mal e no dia 20 foi internado novamente. Ele chegou a ficar entubado e precisou de transfusão de sangue. Nas redes sociais, amigos e familiares compartilharam pedidos de doações.
Cristhian Annes tinha 34 anos
Reprodução/redes sociais
Como doar órgãos no Paraná
Em 2023, 15 pessoas que aguardavam transplante de rim morreram no Paraná.
O estado fechou o ano com 2.011 pacientes no cadastro técnico da lista de espera, que considera todos os inscritos, sendo 1.710 na fila ativa, de pacientes aptos para o transplante.
O rim é o órgão com a maior demanda na lista estadual.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibiliza um informativo online com as principais orientações para quem deseja se tornar um doador. Veja:
Como ser doador? Avise a família, órgãos só poderão ser doados com autorização dos parentes mais próximos;
Quem pode doar? Qualquer pessoa, após a confirmação da morte e mediante autorização da família;
Quais órgãos podem ser doados? Coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e também tecidos, como: córneas, pele, ossos, valvas cardíacas e tendões. Um doador pode ajudar muitas pessoas;
Doação por pessoa falecida: pacientes diagnosticados com morte encefálica (ME) podem ser doadores de órgãos e tecidos. Nos casos em que o falecimento decorre de parada cardiorrespiratória (PCR), podem ser doados apenas tecidos;
Doador vivo: qualquer pessoa saudável pode ser doadora em vida de um dos seus rins ou parte do fígado para um familiar próximo (até 4ª grau consanguíneo), porém quando a doação for para a alguém sem grau de parentesco é necessário autorização judicial;
Quem recebe os órgãos: os órgãos doados são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista única de espera. A fila é fiscalizada pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e pelas Centrais Estaduais de Transplantes. O serviço cita a necessidade de autorização de familiares, diferencia os tipos de doadores e explica como funciona o processo de doação.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.
Veja quem era o personal trainer de 34 anos que morreu dois meses após entrar na fila por transplante de rim
Bookmark the permalink.